Checklist do Detran ajuda a preparar uma viagem de férias mais segura

Verificar se os pneus estão calibrados e em bom estado, manter a documentação do veículo e do condutor em dia e planejar o trajeto da viagem antes de sair de casa. Essas são algumas das recomendações que integram um checklist elaborado pelo Detran-RS para ajudar na preparação de uma viagem mais segura. Vinte mil folhetos começaram a ser distribuídos no final de semana em praças de pedágios e outros locais com grande circulação de veranistas.

A relação do órgão de trânsito apresenta 14 dicas.

— O folheto foi planejado para compilar as principais recomendações para o condutor. É um material simples, que apresenta de modo prático os itens necessários que, se bem atendidos, contribuem para a segurança — explicou Adriana Reston, pedagoga da Divisão de Educação para Trânsito do Detran-RS.

O checklist faz parte da campanha de verão do Governo do Estado, que acompanha os usuários de rodovias durante o veraneio pelos veículos de comunicação e internet. Além do filme Eu do Futuro, a campanha conta ainda com jingles em rádios AM e FM, abrangendo 73 veículos de comunicação do Litoral e Interior.

A caminho das praias, o alerta à prevenção de acidentes pode ser visto em outdoors, fachadas das praças de pedágio e displays instalados em restaurantes para a recarga da bateria dos celulares.

O que checar antes de pegar a estrada
1 – Se os pneus estão em bom estado e calibrados (lembre-se, também, de checar o estepe).

2 – O alinhamento e o balanceamento.

3 – Nível e validade do óleo do motor, nível da água do radiador e fluido do freio.

4 – Lavadores dos vidros e palhetas.

5 – Sistema elétrico: bateria e funcionamento dos faróis.

6 – Combustível suficiente para o percurso pretendido.

7 – Triângulo, macaco e chave de rodas.

8 – Validade da documentação do veículo e do condutor.

9 – Se em moto, verificar se o capacete está no prazo de validade e ajustado, se a viseira está em condições (limpa e sem riscos), as condições da antena de proteção, usar vestimenta adequada, levar capa de chuva e roupas coloridas.

10 – Planeje a rota da viagem.

11 – Cheque as condições da via, do tempo e os melhores horários para viajar.

12 – Verifique a disponibilidade de cinto de segurança para todos os ocupantes do veículo.

13 – Observe se os dispositivos de retenção estão adequados, levando em consideração a idade de crianças. Menores de 10 anos devem viajar no banco traseiro.

14 – Animais de estimação devem estar no banco traseiro, com cinto de segurança específico, ou no assoalho e acomodados em compartimentos apropriados.

FONTE: Diário Gaúcho
FOTO: Reprodução/Divulgação

CURTA A PÁGINA DO PORTAL MAIS NOVIDADES NO FACEBOOK CLICANDO AQUI