Espumante gaúcho é apontado entre os cinco melhores do mundo no ano

Este é um daqueles resultados que fazem rever preconceitos. O ranking Vinhos do Ano de 2017 da Associação Mundial de Jornalistas e Escritores de Vinhos e Licores listou em quinto lugar do planeta o espumante brasileiro Casa Perini Moscatel, da vinícola Perini, de Bento Gonçalves.

É verdade que, em número de pontos, há uma distância grande entre o primeiro colocado, o australiano Taylors Jaraman Shiraz 2014 (628.31) e o quinto (344.01), mas como a lista inclui 150 rótulos, é mais um sinal do avanço de qualidade dos vinhos gaúchos, em especial dos espumantes, que já são reconhecidos internacionalmente. Sucesso das vinícolas gaúchas, espumantes feitos com uva moscatel, adocicada, enfrentam certa resistência de consumidores mais tradicionais.

Além da Perini, outras vinícolas gaúchas aparecem na lista dos 150 vinhos recomendados neste ano. Embora todos os gaúchos selecionados sejam espumantes, a lista não se restringe a esse tipo de vinho, inclui tintos, brancos e rosés “tranquilos” – os que não têm borbulhas, na linguagem do segmento. A Garibaldi emplacou o maior número de indicações, Aurora e Domno, dois cada, e apareceu uma pequena vinícola na lista, a Campestre, de Campestre da Serra. Confira os demais

14º – Garibaldi Espumante Chardonnay Brut, da Garibaldi
32º – Garibaldi Espumante Moscatel, da Garibaldi
41º – Marcus James Espumante Brut, da Aurora
43º – Garibaldi Espumante Prosecco, da Garibaldi
61º – Ponto Nero Brut Rosé de Noir, da Domno
65º – Ponto Nero Brut, da Domno
83º – Aurora Espumante Moscatel Branco, da Aurora
117º – Zanotto Espumante Moscatel, da Campestre
125º – Zanotto Espumante Brut, da Campestre
144º – Privillege Peterlongo Espumante Brut Rosé, da vinícola Armando Peterlongo

FONTE: GaúchaZH
FOTO: Reprodução/Ilustrativa

CURTA A PÁGINA DO PORTAL MAIS NOVIDADES NO FACEBOOK CLICANDO AQUI