Grêmio recebe homenagem do governo pelo tricampeonato da América

O Salão Negrinho do Pastoreio, no Palácio Piratini, ficou lotado na tarde desta segunda-feira, 04 de dezembro. E a maioria dos que estavam lá vestiam as cores azul, preto e branco e faziam vídeos e fotos sem parar. O motivo é que o Grêmio Foot-Ball Porto Alegrense recebeu uma homenagem do governador José Ivo Sartori pela conquista do tricampeonato da América. O terceiro título da Copa Libertadores veio na noite do último dia 29 de novembro, após a vitória por 2 a 1 sobre o Lanús, na Argentina.

Representaram o clube o presidente, Romildo Bolzan, e os jogadores Marcelo Grohe, Ramiro e Bressan. A taça da Libertadores também veio para o Palácio Piratini. O deputado federal Danrlei, ex-goleiro do Grêmio, e o vereador Tarciso Flecha Negra, ex-jogador do tricolor gaúcho, também participaram.
A homenagem começou já na entrada, com a bandeira do time na fachada do Palácio Piratini, sede do Poder Executivo gaúcho. Lá dentro, a delegação foi recebida com muitos aplausos. Antes dos discursos, um telão exibiu um vídeo com momentos importantes da trajetória do clube na Copa Libertadores da América deste ano.

O primeiro a falar foi o presidente Bolzan, que agradeceu a homenagem. “Estamos na casa do Rio Grande do Sul. Muito obrigado, governador. O Grêmio se sente honrado porque, antes de mais nada, somos um time gaúcho. Se há um sentimento que o nosso estado sempre teve foi a solidariedade. E nós sentimos isso quando chegamos da Argentina e agora também”, disse.

Sartori reforçou a importância da conquista para o estado. “Transmitam a todos integrantes do Grêmio os meus parabéns. Porque, nessa caminhada, vocês não representam apenas o Rio Grande do Sul. Vocês são o Brasil e a América”, afirmou. O governador foi interrompido por gritos e aplausos quando citou os nomes dos jogadores presentes: Marcelo Grohe, Ramiro e Bressan. “Tanto na política quanto no esporte, os resultados aparecem quando trabalhamos com seriedade, transparência e verdade”, completou.

Em seguida, Sartori entregou para a delegação uma placa em homenagem ao tricampeonato. O Grêmio se tornou o terceiro clube brasileiro a vencer três vezes a Libertadores, ao lado de Santos e São Paulo. Agora, o Rio Grande do Sul tem cinco títulos da competição: três do Grêmio (1983, 1995 e 2017) e dois do Internacional (2006 e 2010).
A taça da Libertadores esteve no Palácio Piratini Foto: Luiz Chaves/Palácio Piratini

O Grêmio embarca nesta quarta-feira (6) para os Emirados Árabes para disputar o Mundial de Clubes. O time gaúcho vai em busca do bicampeonato. Com a dupla grenal, o Rio Grande do Sul já conquistou dois títulos mundiais: em 1983 com o Grêmio e, em 2006, com o Inter.
A cerimônia terminou com a Orquestra Sinfônica de Porto Alegre tocando o hino do Grêmio. Também participaram diversas autoridades, entre secretários de Estado, deputados e vereadores de Porto Alegre.

FONTE: Governo do Estado do RS
TEXTO: Vanessa Felippe EDIÇÃO: Denise Camargo/Secom
FOTO: Luiz Chaves/Palácio Piratini

CURTA A PÁGINA DO PORTAL MAIS NOVIDADES NO FACEBOOK CLICANDO AQUI